Framework Serviços Fundamentais para BU com enfoque nos ODS da Agenda 2030

Autores

Palavras-chave:

Framework, Serviços, Gestão de bibliotecas, Biblioteca universitária, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

O presente estudo objetivou apresentar para a comunidade bibliotecária o Framework Serviços Fundamentais para BU com enfoque nos ODS. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva. Uma das justificativas para sua elaboração centra-se na proposição de melhorias, reformulação ou adequação dos serviços. Acredita-se que com a implementação do Framework as bibliotecas possam manter os serviços alinhados às necessidades informacionais e socioculturais dos usuários e contribuir para o atingimento da iniciativa global da Organização das Nações Unidas, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Biografia do Autor

Tatiana Rossi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bibliotecária na Circulação e Recuperação da Informação da Biblioteca Central da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC). Doutoranda e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC. E-mail: tatiana.rossi@ufsc.br

Marli Dias de Souza Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Associada do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação e dos Cursos de graduação do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Engenharia de Produção, Mestre em Administração e Graduada em Biblioteconomia. Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão da Sustentabilidade (GPSCIN/Biblioteconomia). Coordenadora do GT4 do ENANCIB, biênio 2022 a 2023. Compõe a Comissão de Desenvolvimento de Coleções da Rede de Bibliotecas Universitárias da UFSC.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 1 – Gestão de Bibliotecas