Para além dos periódicos e artigos

a identificação persistente das teses, dissertações e livros disponibilizados no Repositório Institucional da UFJF

Autores

Palavras-chave:

Identificação persistente, DOI, Repositório institucional, Portal de Periódicos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

A garantia de acesso ao conteúdo informacional disponibilizado em bibliotecas digitais é objeto de preocupação entre a comunidade científica. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a adoção do identificador persistente Digital Object Identifier (DOI) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O artigo é fruto de uma abordagem exploratória e relata a experiência do processo de implantação do DOI. Atualmente, o identificador é atribuído a 37 periódicos do Portal de Periódicos da UFJF e aos artigos publicados a partir de 2018, a aproximadamente 1.000 teses e dissertações e à coleção de 65 e-books publicados no Repositório Institucional.

Biografia do Autor

Priscila de Faria Pinto , Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mãe da Ana, do João e do Pedro, doutora em Ciências (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pelo CPqRR/FIOCRUZ/MG, Mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo IOC/FIOCRUZ/RJ e graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é Coordenadora de Pós-graduação e Pesquisa na Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP/UFJF),  professora Adjunta do Departamento de Bioquímica da UFJF na Cidade de Juiz de Fora. Pesquisadora e orientadora de pós graduação pelo programa da Faculdade de Farmácia (Ciências Farmacêuticas) e pelo Instituto de Ciências Biológicas (Doença Infecto-Parasitárias). 

Aline Pereira da Costa , Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Especialista em Biblioteconomia pela Faculdade Internacional Signorelli (2013). Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2016). Bibliotecária Documentalista na Biblioteca da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares. Servidora pública.

Fabíola Rubim Silva , Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestra em Ciência da Informação pela UFSCar (2021-2023). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2012). Desde 2014 é bibliotecária-documentalista da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2023-12-22