A produção científica sobre agroecologia

a biblioteca universitária como espaço de salvaguarda do conhecimento

Autores

Palavras-chave:

Análise do discurso, Arqueologia, Foucault, Agroecologia, MST

Resumo

Pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva que analisou a produção científica da primeira turma de formandos de Agronomia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do ano de 2018, indexada no repositório digital da biblioteca da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A turma de formandos foi identificada a partir de listagem fornecida por representante do Instituto Educar. O objetivo foi analisar apropriações das enunciações sobre agroecologia em meio ao discurso científico utilizado, a partir de categorias emergidas. A metodologia pautou-se na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) e na Análise do Discurso (FOUCAULT, 2013). A comparação dos resultados obtidos subsidiaram análises referentes à parte da construção social da noção de agroecologia a partir das operações discursivas em que a informação é reconduzida e apropriada.

Biografia do Autor

Luziane Graciano Martins, UFRGS

Atualmente é bibliotecária da Biblioteca de Ciências Sociais e Humanidades (BIBCSH) da UFRGS desde 2017. Foi professora-substituta do IFRS de 2014-2015 e 2020-2022, atuando no Curso Técnico em Biblioteconomia na disciplina de Preservação e Conservação de Acervos Bibliográficos II. Foi professora da Escola técnica Cristo Redentor- ETCR no Curso Técnico em Biblioteconomia na modalidade presencial e EAD de 2015-2017, ministrando as disciplinas de Introdução à Biblioteconomia, Fontes de Pesquisa e Atendimento, Serviços Básicos de Biblioteca, Organização e Administração de Bibliotecas e Técnicas Básicas de Conservação de Livros. Possui graduação em Biblioteconomia (2013) e Especialização e Psicopedagogia em Tecnologias da comunicação e Informação (2015), Mestre em ciência da Informação PPGCIN (2019-2021) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Tem experiências na realização de oficinas com temas relacionados e restauração e preservação de documentos.

Rodrigo Silva Caxias de Sousa, UFRGS

Coordenador da Linha 2 (Informação e Sociedade) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN/UFRGS). Professor Associado I do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (2000). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2003). Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atuou em bibliotecas escolares, universitárias e centros de informação no período anterior ao seu ingresso como professor do Departamento de Ciência da Informação. Também atuou como consultor em Informação e Documentação na empresa GLT Informação e Documentação, tendo experiência como consultor em editoras, bibliotecas comunitárias, bibliotecas escolares e bibliotecas universitárias. Como bibliotecário atuou nos setores de multimeios, referência e processamento técnico. Atualmente, como pesquisador, dedica-se ao estudos, que observam às seguintes ênfases: a) condicionantes do comportamento informacional na produção, comunicação e divulgação científica. b) processos de comunicação científica entre ciência (cientistas) e sociedade (público leigo) na web. c) estudos de gênero e etnia na ciência.  d) percepção publica da ciência.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade