Processo de avaliação MEC dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC)

evidências para o conceito 5 dos itens 3.6 e 3.7 do instrumento vigente (2017)

Autores

  • Aline Rodrigues de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Felipe Ferreira da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Kalline Yasmin Soares Feitosa Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Avaliação MEC - Cursos de graduação, Instrumento de avaliação - MEC, Ensino superior - Avaliação

Resumo

Apresenta o relato de experiência acerca do processo de avaliação MEC dos cursos de graduação da UFC, evidenciando a produção de documentos para atendimento aos itens concernentes às bibliografias básicas e complementares do instrumento vigente. Descreve a documentação presente na pasta disponibilizada às comissões de avaliação MEC dos cursos de graduação da UFC. Tendo como metodologia aplicada a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, como também a pesquisa documental. Aponta como resultados conceitos de excelência nos itens 3.6 e 3.7 do instrumento de avaliação vigente. Conclui salientando a importância do diálogo constante entre Biblioteca, Coordenação e Pró-Reitoria de Graduação.

Biografia do Autor

Aline Rodrigues de Lima, Universidade Federal do Ceará

Acadêmica de Direito no Centro Universitário Estácio do Ceará - Campus Parangaba. Bibliotecária na Divisão de Coordenação de Bibliotecas da Biblioteca Universitária da UFC, atuou como bibliotecária na Biblioteca do Curso de Física Prof. Josué Mendes Filho (BCF/UFC), Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos (BCCP/UFC) e Biblioteca do Campus de Quixadá (BCQ/UFC) da Universidade Federal do Ceará. Compôs a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus da UFC em Quixadá (Portaria nº10-A /2014), Coordenou o Grupo de Trabalho Comunicação na Elaboração do Planejamento Estratégico do Campus da UFC em Quixadá (Portaria nº23/2015). Foi Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crato. Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (POLEDUC/UFC). Especialista em Gestão de Projetos pela Faculdade Ateneu (FATE) e em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Competências Essenciais, Gestão de Pessoas, Bibliotecas Universitárias e Mapeamento de Processos e Avaliação MEC de Cursos de Graduação. 

Felipe Ferreira da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Biblioteconomia pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), especialista em WebDesign pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente exerce o cargo de Diretor do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Administração Pública, Biblioteca Universitária, Tecnologia da Informação e Comunicação aplicadas às Unidades de Informação, Organização da Informação, Pesquisa Científica, Metodologia da Pesquisa, Qualidade de Serviços, Metodologia Científica, Ética da Informação, Fontes Gerais de Informação, Disseminação Seletiva de Informação e Gestão de Centros de Informação e Educação de usuários. 

Kalline Yasmin Soares Feitosa, Universidade Federal do Ceará

Especialista em Gestão de Documentos e Informações pela AVM Faculdade Integrada (2015). Especialista em Gestão Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira- UNILAB (2018). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual do Piauí (2013). Chefe da Divisão de Coordenação de Bibliotecas, da Universidade Federal do Ceará (2020).

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 1 – Gestão de Bibliotecas